13 milhões de brasileiros deixam de passar fome em 2023, segundo pesquisa
BRASIL

13 milhões de brasileiros deixam de passar fome em 2023, segundo pesquisa

13 milhões de brasileiros deixam de passar fome em 2023, segundo pesquisa
Número de pessoas que sofrem de insegurança alimentar no país caiu para 20 milhões ano passado, de acordo com Instituto Fome Zero. Combate à fome e à pobreza é uma das prioridades do G20 Brasil.

Pesquisa do Instituto Fome Zero, divulgada na segunda-feira (11), mostra que 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome no Brasil em 2023. Em 2022, 33 milhões de pessoas sofriam de insegurança alimentar no país, o número caiu para 20 milhões no ano passado. A pesquisa foi encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e foi realizada a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do IBGE.
De acordo com o estudo, a redução no número de pessoas em situação de insegurança alimentar está relacionada ao crescimento da renda da população com a queda no desemprego, ganhos com os programas de transferência de renda, reajuste do salário mínimo acima da inflação e indicadores econômicos favoráveis.

Força-tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

O combate à fome é uma das prioridades da presidência brasileira do G20 que propôs a criação da Força-tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O objetivo é estabelecer uma Aliança Global, com a participação de países membros e não membros do G20, para levantar recursos financeiros e expertise tecnológica a serem utilizados na implementação de políticas públicas e tecnologias sociais para reduzir a fome e a pobreza no mundo. 
De acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e coordenador da Força-Tarefa, Wellington Dias, o Brasil tem servido de exemplo a outros países com iniciativas de sucesso, como o Bolsa Família, programa de transferência de renda, com resultados comprovados e reconhecidos, que pode ser implementado ou servir de inspiração para outros países. 
A Força-tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é coordenada pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome,  das Relações Exteriores e da Fazenda. A próxima reunião do grupo será entre os dias 20 e 22 de março em Brasília.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:BRASIL

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *