Morreu em São Paulo o empresário, esportista e escritor Abilio Diniz aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.
No mês passado esteve em Aspen, no Colorado (EUA), enquanto se recuperava de duas cirurgias no joelho. Lá, se sentiu mal e voltou às pressas para o Brasil.
Sua trajetória de vida demonstra sua força no campo dos negócios em todo o Brasil e no exterior. Um empresário com elevada capacidade. Era um dos homens mais ricos do país, com fortuna avaliada em US$ 2,4 bilhões, segundo a Forbes.
Em 2018, esteve no Espírito Santo e visitou a nova sede da Wine. Nas redes sociais comentou:
“Hoje, fui para Vitória, no Espírito Santo, visitar a nova sede da Wine.com.br, empresa na qual a Península investe. Fiquei impressionado com o potencial de crescimento que eles têm, além de um time empenhado e comprometido em alcançar os objetivos da empresa. É como costumo dizer: ser grande é uma escolha. Basta acreditar. A Wine já tomou essa decisão e, com muita determinação, tenho certeza que terá ainda mais êxito.”
Longa experiência em negócios
Na sua juventude chegou a fazer exames para a universidade de Michigan, mas quando já estava de malas prontas, seu pai lhe propôs a abertura de um supermercado. E começa neste momento sua brilhante trajetória, ele refez seus planos e encabeçou o projeto de implantação do primeiro supermercado Pão de Açúcar, inaugurado em abril de 1959, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, bem perto de onde funcionava a doceira aberta por Valentim onze anos antes.
O empresário é também escritor. Em 2004, ele lançou “Caminhos e Escolhas”, e, em 2016, “Novos Caminhos, Novas Escolhas”. Em 2015, a jornalista Cristiane Correa lançou o livro “Determinado, ambicioso e polêmico: A trajetória de Abilio Diniz” sobre o empresário.
O velório será realizado nesta segunda-feira (19), no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, do São Paulo, seu clube do coração, das 11h às 15h.