ByteDance planeja a utilização de chips da Huawei para a criação de um modelo próprio de inteligência artificial
A controladora do TikTok, ByteDance, delineia o desenvolvimento de um modelo de inteligência artificial (IA) cuja base será constituída, predominantemente, por chips da também chinesa Huawei Technologies. A informação foi confirmada à agência Reuters por três fontes dotadas de conhecimento acerca do tema.
No intuito de mitigar os impactos das restrições impostas pelos Estados Unidos em 2022 à exportação de componentes eletrônicos avançados, a ByteDance tem intensificado a busca por fornecedores locais de microprocessadores. Ademais, a empresa acelerou o desenvolvimento de seus próprios chips.
O próximo passo da ByteDance na vanguardista corrida da IA consiste na utilização do chip Ascend 910B da Huawei para o treinamento de um modelo de IA com ampla capacidade linguística, conforme afirmam as fontes consultadas. Uma quarta fonte, igualmente, indicou que a ByteDance está projetando um novo modelo de IA, embora não tenha se pronunciado sobre a eventual adoção dos chips da Huawei nesse contexto.
A ByteDance já se encontra em pleno uso do chip Ascend 910B, embora este seja empregado primariamente em tarefas de inferência que demandam menos capacidade computacional, as quais consistem na realização de previsões a partir de modelos de IA previamente treinados, conforme relatado por fontes informadas.
O treinamento de modelos de inteligência artificial é um processo consideravelmente mais exigente, requerendo volumosas quantidades de dados e a utilização de chips de altíssimo desempenho, como aqueles fabricados pela Nvidia, líder de mercado. Uma das fontes destacou que a capacidade e a complexidade do novo modelo, avaliadas por seus parâmetros computacionais, serão inferiores às do atual modelo de IA Doubao da ByteDance.
O porta-voz da ByteDance, Michael Hughes, declarou: “Toda a premissa aqui está errada. Nenhum novo modelo está sendo desenvolvido.” A Huawei, até o presente momento, optou por não se manifestar sobre o assunto.
Abastecimento restrito
A ByteDance encomendou, ao longo deste ano, mais de 100 mil chips Ascend 910B; contudo, até julho, a empresa recebeu menos de 30 mil unidades, o que representa um ritmo extremamente lento para atender às suas crescentes demandas, conforme apontou uma das fontes consultadas.
A escassez de fornecimento, aliada à capacidade computacional limitada desses chips em comparação com os modelos da Nvidia disponíveis na China, tem dificultado a ByteDance na definição de um cronograma para o lançamento do novo modelo, conforme afirmaram duas das fontes.
Atualmente, a tecnologia de inteligência artificial da ByteDance está incorporada em seu principal modelo de linguagem, lançado em agosto de 2023 e agora denominado chatbot Doubao. Esta tecnologia também é aplicada em diversas outras ferramentas, incluindo uma inovadora solução de conversão de texto em vídeo, chamada Jimeng. Recentemente, a empresa introduziu dois novos modelos Doubao voltados para a área de vídeo, em uma estratégia de concorrência direta com a OpenAI.
Desde o início deste ano, o uso desses aplicativos teve um crescimento exponencial, com o chatbot da ByteDance emergindo como um dos mais populares na China, contabilizando mais de 10 milhões de usuários ativos mensais.
A crescente ênfase na inteligência artificial elevou a ByteDance à posição de uma das principais adquirentes dos chips de IA da Huawei, conforme revelam fontes especializadas.
Adicionalmente, a empresa figura como a maior compradora do chip H20 AI da Nvidia, o qual foi adaptado pela fabricante americana para atender ao mercado chinês, em resposta às restrições impostas pelo governo de Washington, conforme declarado por duas fontes confiáveis.