O Fim do Boicote ao Carrefour: Análise das Repercussões do Pedido de Desculpas do CEO Francês
Após o pronunciamento do CEO global da rede, o Carrefour Brasil anunciou a retoma do fornecimento de carne bovina para suas unidades, com a previsão de normalização do abastecimento nos próximos dias
Ministro Fávaro Declara Assunto “Superado”
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou em entrevista a jornalistas, nesta terça-feira, que o episódio envolvendo o Carrefour e as carnes brasileiras foi resolvido, após a retratação do CEO da rede, Alexandre Bompard. Fávaro classificou o incidente como algo “superado”, destacando que a atitude intempestiva de Bompard foi prontamente corrigida, e agora as relações seguem em frente.
“Episódio superado… Foi uma atitude intempestiva do CEO do Carrefour, mas que foi corrigida em tempo hábil. Agora, a vida segue”, afirmou Fávaro antes de um evento em São Paulo.
O ministro enfatizou que a retratação de Bompard foi especialmente relevante por reconhecer a qualidade da carne brasileira e o respeito às normas da produção, aspectos essenciais para a continuidade das boas relações comerciais entre o Brasil e o Carrefour.
Entidades do Agronegócio Repercutem Retratação do CEO do Carrefour
As associações do setor agropecuário têm reagido de maneira positiva à retratação do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, considerando-a um passo importante para a apaziguação do conflito entre a rede francesa e o agronegócio brasileiro.
Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), afirmou que a situação foi pacificada após a carta de retratação dirigida ao setor. No entanto, ele ressaltou que a declaração inicial do CEO representou uma “agressão gratuita” à imagem do Brasil, uma fala infeliz, em sua opinião, motivada por um protecionismo arcaico e retrógrado de parte dos produtores franceses.
Por sua vez, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) manifestou-se de forma favorável ao pedido de desculpas, considerando-o um reconhecimento da qualidade e da excelência da carne brasileira. Em nota oficial, a Abiec expressou que “a agroindústria no Brasil recebe com satisfação o pedido de desculpas e o reconhecimento da excelência do produto e do produtor brasileiro por parte do CEO Global do Carrefour”, e aguardam a normalização das operações da rede no país.