Defesa abrirá 1,5 mil vagas para alistamento feminino
POLÍCIA

Defesa abrirá 1,5 mil vagas para alistamento feminino

A partir de janeiro, mulheres que completarem 18 anos poderão inscrever-se para o serviço militar voluntário

 

O Ministério da Defesa anunciou a abertura de 1,5 mil vagas para alistamento no serviço militar voluntário por parte de mulheres. As inscrições serão realizadas a partir de janeiro, com prazo final até junho.

Esta medida inédita permitirá que mulheres, até então excluídas dessa esfera, possam integrar as Forças Armadas sob regime optativo. A primeira turma do serviço militar feminino terá início em 2026. Atualmente, apenas os homens são obrigados a participar deste serviço.

O processo de alistamento será análogo ao serviço militar obrigatório, aplicável a todos os homens ao completarem 18 anos. Estarão previstas etapas de apresentação, seleção e, por fim, a incorporação dos candidatos selecionados.

As mulheres selecionadas terão a faculdade de desistir do serviço militar voluntário até o momento da incorporação oficial. Diferentemente do regime obrigatório, o serviço voluntário não assegura estabilidade no quadro das Forças Armadas.

Após sua saída do serviço ativo, as mulheres alistadas farão parte da reserva não remunerada. Em contraste, para os homens que, ainda em exercício profissional, são convocados ao serviço militar obrigatório, há a garantia de retorno às atividades anteriormente desempenhadas – o que não se aplica às voluntárias.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:POLÍCIA

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *