Alckmin atribui expansão de 0,9% do PIB à indústria
ECONOMIA

Alckmin atribui expansão de 0,9% do PIB à indústria

Setor industrial registrou crescimento de 0,6% no terceiro trimestre e 3,6% em relação ao mesmo período de 2023

 

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a preeminente contribuição do setor industrial para a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2024. Alckmin proferiu suas considerações durante a cerimônia intitulada “Nova Indústria Brasil — Missão 1: cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais”, realizada nesta terça-feira (3).

Conforme os dados apurados, o Produto Interno Bruto brasileiro apresentou expansão de 0,9% no terceiro trimestre de 2024, conforme série ajustada sazonalmente. No mesmo intervalo, a indústria experimentou um incremento de 0,6%. Em relação ao terceiro trimestre de 2023, o PIB nacional ascendeu 4%, enquanto o setor industrial registrou uma elevação de 3,6%.

“O PIB, cuja projeção inicial era mais modesta, surpreendeu ao crescer 0,9% neste terceiro trimestre, superando as expectativas do mercado. […] A indústria tem se mostrado um diferencial decisivo. Considerando o PIB acumulado em 12 meses, alcançamos praticamente 4% de crescimento”, salientou Alckmin.

O desempenho registrado no terceiro trimestre motivou a Secretaria de Políticas Econômicas, vinculada ao Ministério da Fazenda, a sinalizar uma revisão ascendente das projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro em 2024.

Consoante as estimativas divulgadas no Boletim Macrofiscal de novembro, a pasta econômica antecipa que a economia brasileira deverá expandir-se 3,3% ao término do corrente ano.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:ECONOMIA

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *