Aliança entre Centrão, Novo e Bolsonaristas Derruba a PEC 6×1 em 2023
POLÍTICASOCIAL

Aliança entre Centrão, Novo e Bolsonaristas Derruba a PEC 6×1 em 2023

Em 28 de novembro de 2023, uma inédita articulação política resultou na retirada de uma significativa proposta de emenda à Constituição da pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. A medida, que buscava suprimir a tão debatida escala 6×1, foi derrubada por uma aliança incomum entre integrantes do Centrão, a oposição bolsonarista e representantes do Partido Novo.

A proposta, inicialmente apresentada pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), tinha substancial semelhança com uma outra, defendida pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que, por sua vez, já havia conseguido reunir as assinaturas necessárias para protocolar sua própria PEC. No entanto, o esforço de sua aprovação encontrou forte resistência e, por votação expressa, a proposta foi retirada de pauta por 30 votos contra 25.

A vitória se consolidou graças ao voto de deputados oriundos de partidos como Republicanos, União Brasil, PP, além de representantes da oposição bolsonarista, filiados ao PL, e membros do Partido Novo. A formalização do pedido de retirada da PEC da pauta foi conduzida com firmeza pelos deputados Gilson Marques (Novo-SC), Julia Zanatta (PL-SC) e Capitão Alberto Neto (PL-AM), os quais lideraram o debate, articulando a adesão de membros de partidos do Centrão, como José Nelto (PP-GO) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP), para consolidar a decisão.

O resultado final, que culminou na exclusão da PEC da pauta da Comissão, foi reforçado por uma aliança tática entre as legendas mencionadas, cuja coesão estratégica resultou em uma manobra parlamentar de significativa importância. Por outro lado, deputados que compõem a base aliada do governo, como os representantes do PT, PSB e PSOL, manifestaram-se veementemente contrários à retirada, fazendo oposição à decisão adotada.

Este episódio, além de revelar a complexidade das articulações políticas na Câmara, também denota a crescente polarização entre forças partidárias, refletindo a dinâmica de disputas internas que marcam a política nacional no cenário contemporâneo.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:POLÍTICA

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *