Alterações nos Termos de Serviço do X e a Utilização de Conteúdos de Usuários para o Treinamento de Inteligência Artificial
Modificações nas Políticas de Privacidade de Dados do X, Antigo Twitter
O chatbot de inteligência artificial do X, denominado Grok, já se viu imerso em controvérsias, incluindo a disseminação de informações falsas acerca das eleições de 2024 e a geração de representações gráficas e violentas, fictícias, de figuras políticas proeminentes. Empresas como Google e Microsoft também enfrentaram críticas por suas ferramentas de IA, que por vezes apresentaram resultados estranhos ou completamente imprecisos.
Precedentemente à mais recente atualização dos termos de serviço, os usuários do X tinham a possibilidade de optar pela não compartilhamento de seus dados, acessando o menu de “configurações” e, em seguida, “privacidade e segurança”. Sob o título “compartilhamento de dados e personalização”, havia uma seção específica dedicada ao “Grok”, permitindo que os usuários desmarcassem a caixa que facultava à plataforma o uso de seus dados para o treinamento de inteligência artificial.
Entretanto, a nova redação dos termos de serviço do X suscita incertezas quanto à manutenção dessa opção. Atualmente, o X detém a prerrogativa de licenciar todo o conteúdo gerado na plataforma, incluindo sua utilização nos modelos de aprendizado de máquina e inteligência artificial, o que levanta questões pertinentes sobre a privacidade e o consentimento dos usuários.