Cinco Medidas a Tomar Caso Seja Vítima de um Golpe Golpe
Coisas para fazer se for vítima de um golpe na web
Cada caso é único, por isso, diferentes medidas são necessárias para solucionar cada uma das situações. Se você foi vítima de um golpe, reunimos cinco dicas para te ajudar a se proteger após uma fraude online.
Dados Roubados para Compras Online
Caso criminosos obtenham seus dados pessoais ou informações de cartões para realizar compras online, contate imediatamente o banco ou a administradora do cartão para relatar a fraude e solicitar o bloqueio, prevenindo novas transações. Em determinadas situações, é viável reverter a operação e recuperar o valor subtraído.
Alteração de Senha
Caso criminosos obtenham acesso a suas senhas, altere-as prontamente em todas as contas comprometidas, como e-mail, aplicativos bancários e redes sociais.
Opte por senhas robustas, utilizando combinações de letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números. Sempre que possível, habilite a autenticação em dois fatores em todos os serviços que ofereçam tal recurso.
Investimentos falsos
Golpes de investimentos online existem desde o início da internet, mas a ascensão das redes sociais e as novas oportunidades no mundo financeiro criaram ainda mais armadilhas para os desavisados. Além dos golpes envolvendo criptomoedas e falsas corretoras, em muitos casos os golpistas solicitam valores prometendo altos retornos. Às vezes, o esquema até funciona no início para ganhar sua confiança, mas depois eles desaparecem e todo o investimento é perdido.
Nenhum investimento legítimo é capaz de oferecer 10% ou até 3% de lucro ao mês de forma garantida. Se perceber que caiu em um golpe desse tipo, tente sacar todo o seu dinheiro imediatamente e pare de fazer transferências. Não se esqueça de registrar um boletim de ocorrência sobre o caso.