CNH Social: divulgada lista dos 3.500 aprovados para tirar habilitação de graça no ES
Os contemplados devem fazer a matrícula até 28 de outubro por meio da página do programa CNH A lista com o nome dos 3.500 selecionados na segunda fase do programa CNH Social 2024 foi publicada às 12 horas desta segunda-feira (14), no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).
Os contemplados devem fazer a matrícula até as 23h59 do dia 28 de outubro. Basta acessar a página do programa CNH Social e preencher os dados solicitados para dar início ao seu processo de habilitação.
Após a conclusão dessa etapa será possível ter acesso ao nome da autoescola onde o selecionado deverá se dirigir e realizar a abertura do processo de habilitação.
Próximas etapas após abertura
Segundo o governo do Estado, após a ação, o selecionado terá que cumprir alguns passos. São eles:
– Ir até uma agência do Detran para fazer a biometria;
– Agendar o atendimento em uma clínica credenciada ao Detran para fazer os exames médicos e psicológicos;
– Para os selecionados nas categorias D ou E, há ainda a necessidade de comparecer ao laboratório credenciado para realizar o exame Toxicológico.
Após todos os passos, deverá realizar as aulas teóricas de legislação na autoescola para dar seguimento no processo de habilitação, que inclui também prova teórica, aulas práticas e prova de prática de direção.
É necessário lembrar que o processo de habilitação tem validade de 12 meses a contar da data da abertura na Além disso, conforme as regras do programa CNH Social, é de responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações e cumprimento dos prazos estabelecidos e a manutenção de seus dados atualizados.
Após realizar a matrícula, o candidato terá o prazo de 15 dias corridos para ir presencialmente à autoescola indicada na sua matrícula e concluir a abertura do processo (Renach).
Depois da abertura do processo, ele terá 30 dias úteis para fazer a biometria em uma unidade do Detran.
“Nesse caso, não há a necessidade de realizar agendamento, basta o candidato se dirigir a qualquer unidade do Detran-ES com o número do Renach, documento oficial com foto e informar que é beneficiário do programa”, narra o Detran.
Após a etapa, o candidato deverá agendar atendimento na clínica credenciada indicada, para realizar os exames médico e psicológico.
Após todos os passos, deverá realizar as aulas teóricas de legislação na autoescola para dar seguimento no processo de habilitação, que inclui também prova teórica, aulas práticas e prova de prática de direção.
É necessário lembrar que o processo de habilitação tem validade de 12 meses a contar da data da abertura na autoescola.
Lista de suplentes
Com o objetivo de dar oportunidade a mais pessoas, o Detran-ES realiza uma chamada única de suplentes.
A lista será divulgada no dia 16 de dezembro, a partir de 12h, também no site do Detran-ES, para aqueles que se inscreveram nesta edição e não foram selecionados na primeira chamada