Curtindo Carnaval com Saúde e Segurança
ENTRETERIMENTO

Curtindo Carnaval com Saúde e Segurança

Estamos nos aproximando da maior festa popular do Brasil conhecida como o Carnaval e dependendo da região é celebrada com marchinhas, samba, afroxés, frevo, corsos, maracatu e trios elétricos. É uma festa cultural que movimenta turistas, diversas atividades econômicas e trabalhadores formais e informais.
A data do carnaval é a próxima terça-feira e dependendo do município ou estado é feriado ou essa data pode ser considerada ponto facultativo. A maioria das empresas optam por dar folga aos trabalhadores e essa pausa motiva viagens de turismo, visitas aos familiares, deslocamento as praias, etc.

Em 2024 no Brasil, a pandemia ainda registra um número elevado de contaminação e uma medida preventiva que vem sendo adotada de carnaval, uma vez que a aglomeração de pessoas e a falta de higiene de são um dos principais motivos dos índices de contaminação.
Apesar não cancelamentos das festas de carnaval, continuamos com a expectativa do feriado. E, para retornar ao local de trabalho com saúde devemos redobrar a segurança e adotar medidas preventivas durante as atividades que cada um pretende fazer no feriado, inclusive os cuidados iniciam antes mesmo da celebração da festa.
Entre as medidas que devemos adotar se destacam a verificação dos índices de vacinação e protocolos adotados na cidade que celebra o carnaval, viajar apenas com o esquema vacinal completo e monitorar os sintomas gripais – caso tenha alguma manifestão é melhor aproveitar os dias da folia assisitindo um filme, uma série, fazer uma boa leitura e permanecer em isolamento.
Com o objetivo de reforçar os cuidados que devemos adotar para curtir o feriado de carnaval com saúde e segurança, principalmente, pelos trabalhadores que vão aproveitar o carnaval e já na Quarta-feira de cinzas tem que retornar ao local de trabalho, preparamos uma lista de dicas. Também buscamos conscientizar sobre a importância de proteger crianças e adolescentes no Carnaval, evitar a combinação de direção e bebidas alcoólicas. Uma boa leitura!

Dicas para um Carnaval Saudável e Seguro

Um problema muito comum nesse período é a desidratação. A sede não é o único sinal da pouca ingestão de água. O indivíduo pode apresentar também intestino preso, pele seca, inchaço (retenção de líquido), fome, cansaço, fadiga e dores de cabeça – todos sinais de alerta para o consumo restrito de água. Em geral, o ser humano perde dois litros e meio de água por dia que são eliminados pela urina, fezes, saliva e suor. Quando a perda de líquidos ultrapassa esse limite, é considerada um caso de desidratação. E, em períodos mais quentes, a transpiração excessiva pode contribuir para o quadro de desidratação. Temos que ingerir muita água, e alimentação saudável
Como frutas, verduras e legumes, não consumir alimentos processados,pois eles contêm auto teor de sódio.

O Painel de Indicadores de Mobilidade da População Brasileira, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir dos dados da Google, demonstra que nos feriados e finais de semana a população se desloca, principalmente, para supermercados e farmácias, parques e locais de recreação.

Além disso, aumenta o fluxo nos terminais rodoviários e deslocamento nas rodovias. Ao voltar para sua cidade de origem tome cuidados redobrados com as estradas estaduais e federais. Tenha um excelente feriadão de carnaval.

Qual Sua Reação?

Alegre
1
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *