Descoberta de Novo Vulcão Colossal em uma das Luas de Júpiter
TECNOLOGIA

Descoberta de Novo Vulcão Colossal em uma das Luas de Júpiter

O vulcão, situado ao sul do equador de Io, exibe diversos fluxos de lava e cobre uma extensão superior a 180 km de diâmetro. Foi registrado em imagens obtidas pela JunoCam durante a missão Juno da NASA, cujos resultados foram divulgados no Europlanet Science Congress, em Berlim, nesta semana.

Imagens da missão Galileo da NASA, datadas de 1997, revelam que, há algumas décadas, o local não apresentava atividade vulcânica. Michael Ravine, gerente de projetos avançados da Malin Space Science Systems, Inc., que concebeu e opera a JunoCam, afirmou: “Nossas imagens recentes da JunoCam revelam transformações significativas em Io, incluindo esta vasta e complexa formação vulcânica.”

Uma comparação lado a lado das imagens da sonda Galileo em novembro de 1997 (esquerda) com dados da JunoCam da mesma área de fevereiro de 2024 (direita) revela uma nova característica vulcânica na superfície da lua de Júpiter, Io • NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS

A fotografia evidencia que o flanco oriental do vulcão exibe uma mancha avermelhada, resultado da expulsão de enxofre. No lado ocidental, dois fluxos de lava escura se estendem por cerca de cem quilômetros. O acúmulo de lava no término desses fluxos gerou áreas cinzentas ao transformar o material sólido em vapor devido ao calor.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:TECNOLOGIA

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *