Empregados dos Correios já receberam 13º salário
Pagamento foi antecipado para última sexta-feira (13); cerca de 39 mil funcionários tiveram descontos decorrentes do equacionamento do Plano de Benefício Definido (Peças de desinformação estão repercutindo a informação falsa de que os Correios não irão pagar 13º salário para seus funcionários. A verdade é que o pagamento do benefício já foi pago na última sexta-feira (13).
Parte dos empregados ativos teve um desconto, relativo ao equacionamento do déficit do Plano de Benefício Definido (PBD) realizado pelo instituto de previdência complementar dos empregados da estatal, o Postalis. Dos mais de 85 mil empregados ativos, 37.875 tiveram o desconto. Ou seja, da metade do efetivo em atividade da empresa não teve nenhum desconto referente a esse tema no 13º salário.
O equacionamento se refere a déficit contraído no período de 2015 a 2020 (anterior à atual gestão dos Correios). Tal equacionamento estava em trâmite interno no Postalis desde 2020 e deveria ter sido realizado pelo governo anterior, conforme definido pelas normas do setor de previdência complementar, de conhecimento público.Sem essa medida, mais de 78 mil pessoas ficariam sem aposentadoria já em 2025.
A medida passou por trâmites internos no Postalis e pela aprovação da patrocinadora do instituto, os próprios Correios, e foi implementada pelo Postalis após todas as aprovações previstas na lei. O instituto Postalis vem realizando uma série de eventos com os interessados no tema e trata a questão de forma pública e transparente desde 2023.
Maryhanderson Ramos Ovil