Empresa do ChatGPT Anuncia Novo Modelo de IA com Capacidades Cognitivas Avançadas
“Mas qual seria o custo aceitável por um novo medicamento contra o câncer? Ou por baterias inovadoras?” questionou ele.
A elevada demanda energética da inteligência artificial seria discutida na quinta-feira (12) entre altos funcionários da Casa Branca e líderes da indústria tecnológica dos EUA. Sam Altman, CEO da OpenAI, Ruth Porat do Google e Dario Amodei da Anthropic eram esperados na reunião.
Embora a tecnologia possa contribuir para a resolução de problemas críticos como o câncer e a crise climática, ela impõe desafios igualmente complexos, incluindo a gestão da significativa demanda elétrica necessária para sistemas avançados de IA, o que pode exacerbar o aquecimento global.
O novo modelo da OpenAI ainda não possui muitos dos recursos que conferem utilidade ao ChatGPT, como a navegação web e o upload de arquivos e imagens. “No entanto, para tarefas complexas de raciocínio, este representa um avanço notável”, observou a empresa.
Em testes, o OpenAI o1 apresentou desempenho comparável ao de doutorandos em tarefas desafiadoras de física, química e biologia, segundo a empresa. Além disso, na qualificação para a Olimpíada Internacional de Matemática, a nova série de modelos resolveu corretamente 83% dos problemas propostos.