Estudantes negros enfrentam menor acesso a escolas com infraestrutura básica, revela estudo
Os dados são provenientes da pesquisa “O Círculo Vicioso da Desigualdade Racial na Educação do Brasil”, realizada pelo BID
A pesquisa intitulada “O Círculo Vicioso da Desigualdade Racial na Educação do Brasil”, conduzida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e divulgada nesta terça-feira (26), revela que estudantes negros, pardos e indígenas apresentam um acesso significativamente inferior às escolas que oferecem infraestrutura básica, como fornecimento de água, energia elétrica, coleta de lixo e saneamento, em comparação aos estudantes brancos.
Este quadro de desigualdade se acentua de maneira ainda mais patente quando se considera a localização geográfica dos estabelecimentos de ensino. Em instituições situadas em áreas urbanas, a maioria dos alunos usufrui das condições mínimas de infraestrutura. No entanto, conforme evidenciado pelo gráfico a seguir, a discrepância é notável nas escolas localizadas em quilombos: enquanto 75% dos estudantes brancos têm acesso à infraestrutura mínima, esse percentual reduz-se a 52% entre os alunos negros, 50% entre os estudantes pardos e 69% entre os discentes indígenas.