Fusões e Aquisições na Educação Registram Aumento de 400% no 2º Trimestre, Aponta KPMG
Setor de Educação Experienciou Crescimento Excepcional nas Transações de Fusões e Aquisições, Impulsionado por Melhoria Econômica e Estabilidade Política
No segundo trimestre de 2024, o Brasil observou um crescimento notável de 400% nas fusões e aquisições no setor educacional, totalizando oito transações, em contraste com duas operações no mesmo período de 2023, conforme relatório da KPMG.
Das oito transações, sete foram internas e uma do tipo CB2, onde empresas brasileiras adquiriram entidades estrangeiras. Estes dados resultam de uma pesquisa abrangente da KPMG que abrangeu 43 setores da economia nacional.
Marcos Boscolo, sócio-líder do setor de Educação da KPMG no Brasil, observa que “2023 foi marcado por incertezas devido a mudanças nas políticas públicas e questões econômicas.” Com a estabilização econômica e a redução das taxas de juros, o setor reativou planos de expansão anteriormente suspensos.
Boscolo ressalta que “existem muitas oportunidades de M&As, com foco na integração de novas áreas e sinergias, refletindo-se no recorde de transações.”
O estudo revelou que, no segundo trimestre de 2024, o Brasil contabilizou 426 fusões e aquisições, um incremento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 365 operações. As transações internas (256) dominaram, seguidas por aquisições de empresas brasileiras por entidades estrangeiras (95).