Moradores atingidos pelas chuvas no Sul do ES não vão pagar conta de água em abril
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na terça-feira (02), por meio das redes sociais, que os moradores das cidades afetadas pelas chuvas na região Sul do Estado não terão que pagar a conta de água com vencimento em abril de 2024. A ação, porém, é válida para os municípios abastecidos pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).
No vídeo, Casagrande aparece ao lado do diretor-presidente da companhia, Munir Abud, que comunica que as contas serão automaticamente canceladas pela Cesan. “Nossa decisão é que a gente isente todas as tarifas que têm vencimento em abril”, informouMunicípios afetados
O Sul do Estado foi atingido por fortes chuvas na madrugada do dia 23 de março. O governador decretou Situação de Emergência em 13 cidades: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Viavacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Momoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Ao todo, 20 pessoas morreram, sendo 18 em Mimoso do Sul e duas em Apiacá.
A medida do governo do Estado vai beneficiar diretamente 21.348 famílias, que residem nas cidades de Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul e São José do Calçado, todas atendidas pela Cesan.
O presidente da companhia, Munir Abud, destacou que esta ação é uma forma de contribuir com as centenas de famílias que perderam tudo. “Estamos atuando desde o primeiro momento após as chuvas, mesmo em municípios que não são diretamente atendidos pela empresa, como é o caso de Mimoso do Sul, que possui o Serviço Autônomo de Abastecimento. Deslocamos profissionais e máquinas para as cidades, enviamos caminhões-pipa e tubulações. A Cesan permanecerá apoiando enquanto for preciso, visando mitigar os impactos”, reforçou.
Dentre as ações realizadas pela Cesan, estão:
– Disponibilização de 13 caminhões-pipa para o abastecimento emergencial com água potável nos municípios atingidos;
– Envio de aproximadamente 18 mil copinhos com água potável;
– Recuperação de captações de água bruta, com substituição ou recuperação de insumos elétricos, inversores de frequência e conjunto motobombas;
– Doação de tubos para reconstrução da captação de Mimoso do Sul;
– Execução de uma captação provisória em Muqui;
– Reconstrução do emissário de esgoto em Muniz Freire;
– Utilização de caminhões jato-vácuo para realização de limpeza das captações e auxílio na limpeza das ruas;
– Envio de equipes para eliminação de vazamentos nos diversos ramais e redes;
– Envio de técnico para orientação e auxílio com a perfuração de poços em Mimoso do Sul, especificamente na localidade de Santa Marta. Informou o governador.