Mudanças no acesso da Terceira Ponte começam nesta 2ª
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Mudanças no acesso da Terceira Ponte começam nesta 2ª

A Prefeitura de Vitória promete criar novos acessos à Terceira Ponte, Ilha do Boi, Ilha do Frade e Praia do Canto
As intervenções, que prometem melhorar a fluidez do trânsito nos acessos da Terceira Ponte, em Vitória, começam nesta segunda-feira (3). As obras do Plano Mobilidade Leste, com duração de 360 dias e investimento de R$ 41.979.971,04, incluem 21 intervenções viárias desde a interseção da av. Nossa Senhora dos Navegantes com a av. Leitão da Silva até as pontes sobre o Canal de Camburi e nas ruas internas dos bairros da região.

A Prefeitura de Vitória promete criar novos acessos à Terceira Ponte, Ilha do Boi, Ilha do Frade e Praia do Canto. As melhorias incluem também pavimentação, sinalização, drenagem, baias de ônibus e faixas adicionais.

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“A intenção é implementar modificações no trânsito, principalmente na região de Vitória, para melhorar a fluidez e atender antigas reivindicações das comunidades da Praia do Suá, Praia do Canto e Ilha do Boi. Primeiramente, vamos transformar a Dukla de Aguiar em um acesso exclusivo para a Terceira Ponte. Atualmente, essa avenida tem sentido duplo, mas vamos ajustá-la para que sirva exclusivamente para quem vai entrar na Terceira Ponte”, esclareceu o secretário Municipal de Obras, Gustavo Perin,.
A partir da reforma, a Dukla de Aguiar passará a ter maior capacidade de faixas, facilitando o fluxo contínuo para a Terceira Ponte. A interseção da avenida Desembargador Santos Neves também será ampliada, e ajustes geométricos serão feitos para otimizar o trânsito. Outra modificação significativa ocorrerá na Praça do Cauê. A praça, que atualmente sofre com estrangulamentos de tráfego devido à presença de árvores e uma configuração viária antiquada, será remodelada para permitir três faixas de circulação, melhorando o acesso a partir da Reta da Penha e outras vias.

REORGANIZAÇÃO NOS ACESSOS DA TERCEIRA PONTE

Além dos ajustes nos acessos principais, haverá mudanças internas significativas nas áreas de Praia de Santa Helena e adjacências. A avenida Almirante Soído deixará de fornecer acesso direto à Terceira Ponte, visando reduzir a sobrecarga de tráfego nas ruas internas. Modificações nas rotatórias e ajustes geométricos também estão previstos para facilitar o fluxo e diminuir a confusão nas áreas residenciais.

ACESSO À ILHA DO BOI E ILHA DO FRADE

O projeto contempla ainda um novo acesso à Ilha do Boi, permitindo que veículos que descem da Terceira Ponte tenham uma rota direta pela avenida Humberto Martins. Essa mudança visa aliviar o tráfego na região da Curva da Jurema e melhorar a mobilidade local, especialmente durante eventos que bloqueiam acessos atuais. Pequenos ajustes geométricos serão feitos no acesso à Ilha do Frade, embora essa área tenha menos demandas urgentes.

CRONOGRAMA

De acordo com Perin, as intervenções serão realizadas por etapas para minimizar o impacto no trânsito. A previsão é que as mudanças comecem já na próxima segunda-feira (3), com uma expectativa de conclusão em até um ano. Estudos de microssimulação indicam uma melhoria significativa na fluidez do trânsito, mas a prefeitura planeja monitorar e ajustar as medidas conforme necessário.
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O investimento total do projeto é de cerca de R$ 42 milhões, incluindo a requalificação asfáltica de vias que não recebem manutenção há mais de 15 anos. “Implementaremos as mudanças em etapas, com um prazo total de execução de cerca de um ano, mas esperamos concluir tudo em oito meses. A requalificação viária será realizada preferencialmente à noite para minimizar impactos no trânsito”, garantiu o secretário.

Fonte: dia dia

 

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