Nasa implementa técnica inovadora para mapeamento de rotas de eclipses
INTERNACIONALTECNOLOGIA

Nasa implementa técnica inovadora para mapeamento de rotas de eclipses

Pesquisadores da Nasa, a Agência Espacial dos Estados Unidos, conceberam um novo método para delinear o percurso da sombra lunar em eclipses.

Os mapeamentos anteriores, com base em técnica desenvolvida há dois séculos, pressupunham que todos os observadores estivessem ao nível do mar e que a Lua fosse uma esfera perfeitamente simétrica, negligenciando as variações altimétricas terrestres e a superfície lunar repleta de crateras.

Publicado na última quinta-feira (19) na revista The Astronomical Journal, o estudo propõe que os mapas integrem dados de topografia lunar e elevação obtidos pelo satélite LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), da Nasa.

As visualizações geradas apresentam informações de alta precisão sobre a umbra — a região terrestre sob a sombra lunar — e o caminho previsto do satélite enquanto cruza a face da Terra durante o eclipse.

 

 

Por meio desses cálculos, os efeitos do limbo lunar — a borda visível da Lua a partir da Terra, definidora de sua forma circular — e as irregularidades topográficas terrestres foram previstos com precisão.

“Desde o eclipse solar total de 2017, publicamos mapas e animações que retratam a verdadeira forma da sombra central da Lua, a umbra”, afirmou Ernie Wright, visualizador do Goddard Space Flight Center, da Nasa, em Greenbelt, Maryland.

Diferente do método tradicional de dois séculos, a nova técnica constrói mapas de eclipses pixel a pixel, tal como softwares de animação 3D geram suas imagens.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *