O Impacto da Anulação de Questões na Nota do Enem
EDUCAÇÃO

O Impacto da Anulação de Questões na Nota do Enem

No último domingo (10), durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), surgiu a possibilidade de anulação de uma questão. Tal cenário gerou dúvidas entre os candidatos acerca de suas implicações na pontuação final. Será que a anulação de uma questão poderia resultar em prejuízos para os participantes?

Segundo o renomado João Marcos Barreiros Joaquim, coordenador do Poliedro Curso, os candidatos não enfrentarão qualquer tipo de dano, uma vez que o modelo de correção utilizado pelo Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), assegura que a redistribuição das notas seja realizada de forma justa e sem prejuízo para os estudantes.

Em suas palavras, “A principal característica da TRI é avaliar a consistência das respostas dos participantes. Quando uma questão é anulada, isso não impacta o resultado final, visto que as competências e habilidades que aquela questão pretendia avaliar estão, comumente, presentes em outros itens do exame.”

Dessa maneira, os candidatos podem manter a calma, pois a anulação de uma questão não comprometerá o desempenho geral. O único ônus, portanto, reside no tempo eventualmente desperdiçado pelos estudantes que se debruçaram sobre a questão anulada.

 

Questão de Física Envolvida em Possível Anulação

A questão de número 129 da prova azul, 102 da amarela, 100 da cinza/branca e 124 da verde do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 está sob análise, com possibilidade de anulação, conforme avaliação de especialistas. A questão, que envolvia o cálculo da eficiência energética de uma cafeteira elétrica de 700 W, apresentada como tendo fervido meio litro de água em três minutos, gerou controvérsias entre os educadores.

A equipe de física do Curso Anglo destacou uma falha conceitual significativa. Ao realizar o cálculo da potência da cafeteira com os dados fornecidos no enunciado, o valor obtido foi de 933 W, o que excede a potência total da cafeteira, estabelecida em 700 W no enunciado. Tal discrepância é considerada fisicamente inviável, uma vez que não seria possível a cafeteira operar com uma potência superior àquela informada.

 

Antecipação dos Gabaritos Oficiais pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que os gabaritos oficiais e as provas do Enem 2024 serão divulgados nesta semana, uma antecipação em relação à previsão anterior, que indicava a data de 20 de novembro. O ministro da Educação, Camilo Santana, informou a novidade durante uma coletiva de imprensa no domingo, dia 10 de novembro.

Já o resultado final, com as notas individuais dos candidatos, será disponibilizado no portal do Inep no dia 13 de janeiro de 2025.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:EDUCAÇÃO

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *