O Líder tem a Maior Importância
Estaríamos em campo nesta terça se a seleção brasileira tivesse vencido a Croácia na última sexta-feira.
Vitórias falam sobre líderes, mas as derrotas e as adversidade falam tanto quanto.
Nos últimos 22 anos, a Rede Vitória tem reconhecido e premiado líderes empresariais do Espírito Santo que enfrentam desafios diários para conduzir suas equipes rumo às conquistas. Pessoas que deram exemplos de resiliência e determinação, e que, mesmo em momentos mais críticos, não abandonaram a equipe, pelo contrário, se colocaram lado a lado.
Curiosamente foi exatamente isso o que mais chamou a atenção desde a derrota: Tite deixou os jogadores sozinhos em campo, sem apoio.
Ao longo da trajetória do técnico à frente da seleção brasileira muito se falou das características de liderança atribuídas à ele, tais como autenticidade, comunicação, buscar a melhor equipe, formação de novos líderes e cuidado com o emocional da equipe.
Todas elas, diga-se, absolutamente alinhadas com o mundo empresarial. A questão emocional é premissa de todos os modelos mais modernos de gestão e, claro, esta tem ligação direta com a produtividade e com os resultados almejados.
Diante da pressão que é uma Copa do Mundo chama a atenção que a comissão técnica não contasse com um psicólogo capaz de acolher os jogadores, lembremos, meninos ainda.
Outro ponto fundamental é a formação de novos líderes. No caso da seleção, a insistência em fazer de Neymar o líder que ele nunca foi atrapalhou o surgimento de outros nomes com capacidade para guiar a equipe. Talento não transforma ninguém em liderança, é preciso mais.
Para citar duas características apenas: maturidade e altruísmo.
Um líder joga com e para a equipe.
Não sem razão o Líder do Ano, escolhido entre todas as categorias do Prêmio Líder Empresarial 2022, o CEO da ArcelorMittal Aços Planos LATAM, Jorge Oliveira, agradeceu enfaticamente na premiação a equipe que está com ele em campo.
Fonte: FOLHA VITORIA
https://portales.com.br/bio