Os Pagers: Dispositivos Empregados em Ataque no Líbano
SOCIALTECNOLOGIA

Os Pagers: Dispositivos Empregados em Ataque no Líbano

Os pagers, ou “bipes”, foram amplamente utilizados nos anos 1990 como meios de comunicação antes da popularização dos celulares. Na última terça-feira (17), explosões desses aparelhos no Líbano vitimaram fatalmente nove pessoas e causaram ferimentos em outras 2,8 mil.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) relata que Alfred J. Gross, engenheiro pioneiro em comunicação móvel sem fio, patenteou o pager em 1949.

Gross, após desenvolver rádios bidirecionais pessoais, percebeu que poderia adaptar a tecnologia para sinalização telefônica remota sem fio. Ele incorporou circuitos discriminadores em receptores portáteis, capazes de responder seletivamente a sinais específicos.

Os primeiros modelos apenas indicavam o número do remetente. A pessoa, então, deveria usar um telefone fixo para contatá-lo, conforme expõe o site da Discover Systems, fabricante de pagers.

Com o tempo, a tecnologia evoluiu e permitiu a exibição de mensagens em telas maiores, eliminando a necessidade de chamadas para entender o propósito do contato.

“O pager é um dispositivo de comunicação móvel, podendo ser unidirecional, recebendo apenas mensagens de voz ou texto, ou bidirecional, capaz de enviar e receber. Opera por radiofrequência, sem vínculo com internet ou geolocalização”, esclarece Kim Rieffel, vice-presidente de Telecomunicações da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).

Conforme o especialista, a tecnologia do pager dificulta sua interceptação ou invasão por hackers. “A comunicação não passa por torres de controle, sendo enviada diretamente de um pager para outro.”

Apesar da disseminação dos celulares, o pager ainda é usado por médicos, restaurantes, equipes de logística, funcionários de fábricas e depósitos, pela vantagem de enviar mensagens instantaneamente sem depender de Wi-Fi ou redes telefônicas.

Kim Rieffel afirma que os usuários de pagers buscam a garantia de uma comunicação segura. “Há aplicações na comunicação industrial, onde são transmitidos dados de alta confidencialidade”, exemplifica o especialista.

 

Explosão de pagers no Líbano

Pelo menos nove pessoas morreram e cerca de 2,8 mil ficaram feridas após explosões de pagers, dispositivos de comunicação, no Líbano, de acordo com o Ministério da Saúde local. O Hezbollah confirmou a morte de alguns membros e responsabilizou Israel pelo incidente.

Segundo uma fonte de segurança libanesa, todos os dispositivos que explodiram eram novos e haviam sido adquiridos pelo Hezbollah nos últimos meses, informou.

A causa das explosões ainda é desconhecida, e as autoridades libanesas estão conduzindo investigações.

Israel declarou que não comentará o caso.

 

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:SOCIAL

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *