Oscilação na órbita de Marte pode elucidar a origem da matéria escura
EDUCAÇÃOTECNOLOGIA

Oscilação na órbita de Marte pode elucidar a origem da matéria escura

Estudos indicam que uma discreta oscilação na órbita de Marte pode desvendar um dos maiores enigmas da astronomia: a origem da matéria escura.

Segundo pesquisa conduzida por físicos do MIT e publicada na terça-feira (17) no Physical Review D, se a maior parte da matéria escura for composta por partículas oriundas de buracos negros primordiais — formados nos primeiros segundos após o Big Bang —, tais partículas cruzariam o universo, passando pelo Sistema Solar ao menos uma vez a cada década.

A passagem dessas partículas causaria uma leve oscilação na órbita marciana que, ao ser detectada, corroboraria essa teoria.

Matéria Escura

Menos de 20% da massa total do universo é constituída por substâncias visíveis, como os objetos de nosso cotidiano, planetas e estrelas. O restante compõe-se de matéria escura, uma forma teórica e invisível de matéria que, segundo os cientistas, permeia o universo, exercendo força gravitacional suficiente para influenciar o movimento de corpos celestes e galáxias.

A hipótese de que a matéria escura possa existir na forma de buracos negros microscópicos, formados nos primeiros instantes do cosmos, foi apresentada nos anos 1970, e há esperança de que novas evidências possam comprová-la.

Esses minúsculos buracos negros seriam diminutos como átomos, mas com massa superior à de um asteroide, o que lhes conferiria imensa força gravitacional, mesmo sendo invisíveis. De acordo com os pesquisadores, tais buracos negros viajariam pelo universo, com a possibilidade de atravessarem o Sistema Solar.

Caso cruzem Marte, o fenômeno geraria uma leve alteração na órbita do planeta. A detecção desse desvio poderia fortalecer a hipótese dos buracos negros primordiais e explicar se a matéria escura provém de sua existência.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:EDUCAÇÃO

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *