A menopausa, uma etapa crucial na vida feminina, é frequentemente acompanhada por ondas de calor, insônia e, para 82% das mulheres, depressão e ansiedade, conforme levantamento da plataforma Plenapausa.
Entre agosto de 2021 e junho de 2024, o “Teste da Menopausa” do site obteve respostas de mais de 17 mil mulheres em todo o Brasil. Com idade média de 47 anos, as participantes relataram depressão e/ou ansiedade surgidas imediatamente após a menopausa. O estudo revelou que, além das alterações hormonais, essa fase tem um impacto profundo na saúde mental.
“A menopausa implica mudanças hormonais profundas que influenciam não apenas o corpo, mas também a mente. A ausência de conhecimento e apoio intensifica o sofrimento psicológico”, declara Márcia Cunha, CEO e co-fundadora da Plenapausa, a primeira femtech brasileira dedicada à saúde feminina na menopausa.
“É imperativo desmistificar a menopausa e enfatizar a importância do suporte psicológico para a saúde mental”, ressalta, sublinhando a relevância de campanhas como a do Setembro Amarelo, que fomentam o debate sobre essas questões.