Uncategorized

Presidente do Creci/ES destaca campanha de orientação ao mercado imobiliário

Nem sempre uma pessoa interessada em promover uma transação imobiliária – seja para vender, comprar ou alugar um imóvel -, imagina a diferença que faria a experiência de um corretor de imóveis para dar assessoria na negociação. Talvez por não ter ideia das nuances e responsabilidades do profissional, bem como da complexidade das transações imobiliárias.

Sempre atento a essas e outras questões, o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da 13ª Região (Creci/ES) criou a campanha “Um Profissional é Tudo”, com dicas importantes que podem evitar muitas dores de cabeça, perda de tempo e prejuízos financeiros.

Pontos importantes são realçados na campanha, tais como: qual seria a forma adequada para a contratação do Corretor de Imóveis? Será que vale a pena aumentar os riscos e ter vários corretores para o mesmo imóvel? Como evitar a liberação do imóvel para qualquer pessoa?

Outra consideração refere-se às muitas vezes em que um único imóvel é anunciado por diversos corretores/imobiliárias, imaginando obter maior visibilidade e que isso traria facilidade para concluir a negociação.

Aurélio Cápua, presidente do Creci/ES, afirma que essas condutas são prejudiciais, ao falar das vantagens de se ter na intermediação um corretor ou imobiliária devidamente registrados no Conselho, que por isso mesmo, conhecem a fundo a legislação e exercem a atividade de forma legal e ética.

“O Corretor de Imóveis é um profissional que faz toda a diferença, igualmente as imobiliárias. Ambos têm diversas responsabilidades em uma intermediação, conforme preconiza a Lei 6.530/78, Decreto 81.871/78 e o Código de Ética Profissional, dentre outras resoluções e atos que normatizam o exercício profissional; tudo isso para garantir aos clientes do mercado imobiliário a tranquilidade necessária”, destaca Aurélio Cápua.

Segundo ele, a ideia de não escolher um profissional capacitado, bem como deixar a divulgação por conta de vários corretores/imobiliárias, ou deixar o serviço para ‘qualquer profissional’, está ultrapassada.

“Chegou a hora de parar e pensar nos inúmeros prejuízos e riscos que isso pode gerar para todas as partes, tanto para o comprador, quanto para o vendedor, locador, locatário e para o próprio intermediador. É necessário refletir sobre os riscos dessa prática. Não programar as escolhas referentes a uma intermediação imobiliária torna o mercado perigoso, pois nesse ramo não trabalhamos apenas com bens patrimoniais, são valores altos e sonhos a realizar”, ressalta o presidente.

A Campanha “Um Profissional é Tudo” busca, inclusive, orientar os corretores de imóveis a adotarem a venda em parceria com os demais profissionais registrados no Creci-ES, o que proporciona melhores resultados com a devida segurança, sob a perspectiva de que apenas um profissional é o suficiente, ou seja: “Um Profissional é Tudo”, realçando o mote da campanha.

Autorização Prévia

Para evitar maiores transtornos, o corretor de imóveis/imobiliária é desafiado a adotar a autorização prévia, documento no qual estará regulada a prestação de serviço do profissional e seus limites, contendo ainda outras informações, como a previsão de valor do imóvel, percentual de honorários profissionais, momento do pagamento dos honorários e outros pontos de extrema relevância para o devido exercício profissional.

Aurélio Cápua lembra que, além disso, existe um parâmetro legal a ser observado à luz da própria Lei 6.530/78, que regulamenta o exercício da atividade profissional e estabelece, em seu Artigo 20, Inciso III, que constitui infração por parte do corretor de imóveis ou imobiliária anunciar um imóvel para o qual não esteja autorizado por escrito.

“A autorização deverá ser fornecida pelo corretor/imobiliária antes da divulgação do imóvel. Ela é tão importante que seu descumprimento acarretará penalidades administrativas que poderá até culminar no impedimento do exercício da atividade, e somente um profissional deverá possuir autorização/contrato escrito”, finalizou.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *