Promotor de Los Angeles Recomendará Revisão da Pena dos Irmãos Menendez
O que a Defesa Alega
A reavaliação do caso promovida por Gascón foi desencadeada pela petição de habeas corpus apresentada pelos advogados dos irmãos Menendez em 2023, que invocaram o que consideram novas evidências, assim como uma legislação recente na Califórnia referente à reavaliação de sentenças. Essa lei permite que o tribunal leve em conta sentenças em casos análogos, considerando fatores como se os réus foram vítimas de abuso psicológico ou físico, se estão reabilitados e se representam um risco à sociedade.
Entre as novas evidências citadas, a petição de 2023 solicitou que o tribunal avaliasse: uma declaração juramentada de Roy Rosselló, ex-integrante da boy band Menudo, que alegou ter sido agredido sexualmente por José Menendez na década de 1980. Além disso, os advogados mencionaram uma carta escrita por Erik Menendez a um primo, poucos meses antes dos homicídios, na qual ele insinua o abuso que sofreu.
A defesa pleiteava a anulação tanto da condenação quanto da sentença dos irmãos ou, alternativamente, a realização de uma audiência probatória para que pudessem apresentar suas evidências, conforme estipulado na petição.
A narrativa dos irmãos Menendez despertou um novo interesse do público após o lançamento, em setembro, da série da Netflix intitulada “Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez”, cocriada por Ryan Murphy e Ian Brennan. Adicionalmente, a plataforma lançou um documentário sobre o caso Menendez neste mês, no qual os dois homens discutem os eventos que culminaram nos assassinatos.
Gascón, que está em plena campanha para a reeleição no próximo mês com uma plataforma que abrange a reforma das sentenças, afirmou neste mês que as percepções sobre o tratamento das vítimas de abuso sexual tanto pelo público quanto pelos tribunais evoluíram significativamente.
“Não há dúvida de que um júri atualmente avaliaria este caso de maneira substancialmente diferente em comparação com a perspectiva adotada por um júri há 35 anos”, enfatizou ele.
“Corajoso e Necessário”, Afirma a Sobrinha de José Menendez
Ao ser indagado sobre as crescentes críticas de oponentes que sugeriram que a reavaliação da sentença dos irmãos Menendez era uma manobra política, Gascón respondeu: “Não há nada de político nisso”, acrescentando que, desde que assumiu o cargo em dezembro de 2020, mais de 300 novas sentenças foram estabelecidas no condado, incluindo 28 por homicídio.
A famosa personalidade e defensora da reforma do sistema de justiça criminal, Kim Kardashian, que tem se mostrado uma apoiadora fervorosa dos irmãos, também expressou sua gratidão a Gascón por “corrigir um erro significativo”.
“Seu compromisso com a verdade e a justiça é dignificante”, escreveu ela em uma declaração divulgada em seu Instagram. “Este caso ressalta a importância de contestar decisões e buscar a verdade, mesmo quando a culpabilidade não está em questão.”
Anamaria Baralt, sobrinha de José Menendez, qualificou a decisão de Gascón como “corajosa e necessária”.
“Hoje é um dia repleto de esperança para nossa família”, declarou ela na quinta-feira. “Unidos, podemos assegurar que Erik e Lyle recebam a justiça que merecem e, finalmente, retornem para casa.”