Robô auxilia na recuperação de crianças em hospital de Cariacica
ESPÍRITO SANTOSAÚDE

Robô auxilia na recuperação de crianças em hospital de Cariacica

O robô circula pelos corredores do hospital, interagindo com crianças internadas e seus familiares, com o objetivo de tornar o ambiente mais O Hospital Meridional Cariacica implementou o primeiro robô interativo em um ambiente hospitalar no Espírito Santo. O dispositivo circula pelos corredores do hospital, interagindo com crianças internadas e seus familiares, com o objetivo de tornar o ambiente mais acolhedor e proporcionar momentos de distração e diversão para os pequenos pacientes.

Conhecido provisoriamente como “Ziggy AI”, o robô é controlado remotamente por uma profissional PcD, em uma iniciativa que também promove a inclusão de pessoas com deficiência em cargos de inovação tecnológica. Por meio de áudio, o controlador faz com que o robô converse com as crianças, conte histórias e realize atividades lúdicas. Sua presença é planejada para não interferir nas atividades médicas, mas sim para suavizar a experiência hospitalar.

Saúde mental: projeto da Ufes apoia mães de crianças autistas
A pediatra Maria Lucia Valiatti ressaltou a importância do robô no processo de recuperação das crianças. “Elas se distraem e acabam esquecendo que estão em um hospital, o que contribui para uma reabilitação mais rápida. O robô cria um ambiente mais acolhedor, e isso é essencial para as crianças que estão em um momento de fragilidade. A interação lúdica as motiva e ajuda na recuperação”, afirmou.

O projeto surgiu após uma viagem do diretor de Tecnologia de Informação da Rede Meridional, Alex Julian, ao Japão, onde se inspirou em um restaurante que utilizava robôs para o atendimento. De volta ao Brasil, Julian uniu-se a profissionais de uma startup do Paraná para desenvolver o robô. “Nosso objetivo é criar uma experiência diferenciada para as crianças e suas famílias, ao mesmo tempo em que promovemos uma cultura inclusiva e utilizamos a tecnologia para impactar positivamente o ambiente hospitalar”, explicou Julian.

Câncer de mama deve atingir cerca de 74 mil pessoas até 2025
O robô, que utiliza motores e sensores de movimento, está na fase de MVP (Produto Mínimo Viável). Uma versão aprimorada, ainda em prototipação, utilizará inteligência artificial para aprender com as interações e movimentos. O “Ziggy AI” permanecerá no Meridional Cariacica por alguns dias, e pacientes e colaboradores poderão sugerir um nome definitivo para o robô, em um concurso lançado nas redes sociais do hospital.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *