EDUCAÇÃO

Alunos da rede estadual conquistam cinco medalhas na Olimpíada Brasileira de Física

Cinco estudantes da rede estadual de ensino foram premiados na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2018 (Obfep). Henrique Bruno Krohling e Matheus Peterle Modoro, da Escola Estadual Victorio Bravim, em Marechal Floriano; e Kayke Sturhr da Silva Paula, da Escola Gisela Salloker Fayet, em Domingos Martins, ficaram com a medalha de prata. Laysa Gilles Guidi, também da Escola Estadual Victorio Bravim, e Thiago Felippe Neitze Lahass, da Escola Estadual Ponto do Alto (Domingos Martins) conquistaram a medalha de bronze.

“Eu achei a prova excelente. Exige um nível de conhecimento mais avançado, mas até foi razoável na hora de resolver. Fiquei muito feliz em ganhar o prêmio, pois achava que tinha feito uma boa prova. Esta é a primeira vez que participo de uma Olimpíada de Física, então fiquei bastante animado com esse resultado”, afirmou o estudante Henrique.

A Escola Estadual Victorio Bravim e a professora Dalva de Oliveira Ferraz também foram premiadas pelos resultados obtidos, devido ao bom desempenho dos alunos medalhistas.

“Estou muito orgulhosa desse resultado. Acredito na escola pública e de qualidade. Por isso incentivo meus alunos a participarem de todas as olimpíadas, para oportunizar espaços onde possam crescer em suas potencialidades. Meu foco está sempre nos meus alunos e meu objetivo é que se tornem protagonistas”, ressaltou a professora.

A Obfep 2018 reuniu estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o País, com o objetivo de valorizar a escola pública e estimular o estudo das ciências. A avaliação proporciona ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela área, em especial, pela Física. Nesta edição, foram inscritos cerca de meio milhão de  estudantes.

Obfep 2018

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep) é um projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.

As provas foram aplicadas em três níveis: (A) para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, (B) para estudantes das 1ª e 2ª séries do ensino médio e (C) para estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

No nível A, o programa das provas cobrou fundamentos matemáticos necessários, noções básicas de Gravitação, conceitos básicos de Cinemática, Leis de Newton, conceito de energia e medidas de tempo, espaço e temperatura.

No nível B, os estudantes resolveram questões de Mecânica Clássica, Termofísica e Óptica Geométrica. Já no nível C, a prova exigiu conhecimentos em oscilações e ondas, eletricidade, magnetismo e noções básicas de Física Moderna e Contemporânea.

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